Perguntas Frequentes

1. O que é o Viagens & Imagens? 

Viagens & Imagens é um site de turismo virtual, com finalidades não lucrativas, organizado a partir de experiências pessoais de viagens pelo Brasil e exterior.

2. Quem são os autores do site?

Os autores do site somos nós, Douglas e Regina. Somos um casal que adora viajar, e todas as informações e textos do site são de nossa autoria. 

3. Porque vocês decidiram montar esse site?

Porque tendo sido abençoados com a oportunidade de conhecer culturas diferentes, novas línguas, cenários surpreendentes, paisagens inusitadas, cidades pulsantes e vilas pacatas, histórias, curiosidades e pessoas fascinantes, sentimos necessidade de tentar descrever ou registrar de alguma forma estas aventuras. Manter as imagens destas experiências confinadas a álbuns de fotografias guardados em gavetas de armários nos pareceu muito pouco, assim decidimos criar o Viagens & Imagens, para partilhar através da Internet nossas memórias e impressões. Por favor não espere encontrar aqui rigor gramatical, virtuosismo literário, revelações históricas ou informações infalíveis, já que somos apenas dois engenheiros turistas metidos a escritores. O que você pode esperar encontrar no Viagens & Imagens é um conjunto de informações básicas e objetivas para quem viaja a turismo, um relato sincero e apaixonado sobre os locais onde estivemos, uma homenagem àquelas terras e às pessoas que lá vivem e, acima de tudo, uma forma de viajar e ver o mundo como um local de Paz. Esperamos que nossas fotos e textos lhe sejam úteis, seja como curiosidade, pesquisa, ou para quando você for visitar estes mesmo lugares. 

4. Porque vocês não colocam os preços das coisas sugeridas no site, como hotéis, transportes e atrações turísticas?

Porque cada caso é um caso. Um mesmo hotel ou motel pode ter vários preços diferentes, dependendo da época do ano de sua viagem, número de pessoas no grupo, idade, ofertas promocionais, etc. No campo dos transportes é a mesma coisa. Freqüentemente pessoas viajando lado a lado num avião e indo para o mesmo lugar estão pagando, sem saber, preços completamente diferentes. Muitas atrações turísticas também tem preços que variam conforme a idade do visitante, número de pessoas do grupo e época do ano. Agências de turismo tem quase sempre preços promocionais sob certas condições restritivas. Ao mesmo tempo, diversos preços oferecidos em reservas feitas diretamente pela Internet são muito melhores que qualquer agência de turismo pode oferecer. Seria impossível fornecer preços atualizados para cada caso, com tantas variáveis simultâneas, e dentro de um universo tão grande de informações. O que sugerimos é: Pesquise muito antes de comprar, e suas chances de conseguir bons preços serão muito maiores.

5. Porque vocês não colocaram fotos de (nome da cidade ou lugar)? É um lugar muito bonito e merecia ser incluído no site!

Por uma questão de princípio, e procurando ser sempre o mais fiel possível à veracidade das informações, só incluímos fotos de lugares que já visitamos. Sem dúvida alguma há diversos outros lugares maravilhosos que gostaríamos de já ter visitado. Infelizmente é certo que nunca chegaremos a conhecer todos os lugares belos que existem, porque o mundo é grande demais. Mas o que podemos prometer é que, se e quando tivermos chance de visitar novos lugares, todos eles terão suas fotos incluídas no Viagens & Imagens.

6. Porque vocês colocam fotos com pessoas? Eu prefiro fotos em que não apareça gente!

Ao contrário de tantos outros sites de turismo, o Viagens & Imagens não é um site impessoal. Ele não tem por objetivo fazer propaganda turística de qualquer localidade, cidade ou evento. Não pretende promover negócios relacionados ao turismo. Não é um site de divulgação de trabalhos fotográficos ou artísticos. O Viagens & Imagens é simplesmente um site onde duas pessoas mostram fotos de suas viagens e dão dicas para pessoas interessadas em visitar aqueles mesmos lugares. Com esta idéia em mente criamos uma estética própria e procuramos, em cada página, contar uma história a respeito de nossa visita àquele lugar, relatada através de textos, imagens e vídeos feitos na ocasião. Neste contexto consideramos adequado que sejam incluídas, eventualmente, imagens onde aparecemos.

7. Vou viajar para a cidade de (...). Vocês podem me sugerir algum hotel bom, barato e bem localizado?

O conceito do que é bom e barato varia segundo o gosto pessoal de cada pessoa, assim como em função do que cada um está disposto a pagar e do que pretende encontrar num hotel. Ao procurar hotéis nós optamos sempre por quartos limpos, com conforto, segurança, tv, ar condicionado e claro, bom preço. Mas há quem considere essencial uma conexão wifi no quarto ou um restaurante no lobby, ou estar ao lado de uma fast food, ou ainda um hotel situado no centro ou em lugar calmo, ou de frente para o mar ou no sopé da montanha etc etc. Por esta razão não indicamos hotéis, mas encorajamos a pesquisa, porque esta é a melhor forma de encontrar algo que atenda o interesse particular de cada um, bem como à sua disponibilidade financeira. Em algumas páginas (por exemplo Belo Horizonte, Caxias do Sul, Washington) do Viagens & Imagens estão relacionados os hotéis em que nos hospedamos, pois ficamos satisfeitos com o que encontramos e concluímos que estes hotéis podem ser recomendados. De uma forma geral quando viajamos para a América do Norte ficamos num hotel das redes Days Inn, Travelodge, Comfort Inn, La Quinta Inn ou Howard Johnson. E na Europa temos optado por hotéis das redes Ibis, Novotel e Travelodge UK e temos ficado satisfeitos com o que encontramos em 90% das vezes. No Brasil e em países onde estas redes não estão presentes procuramos hotéis pela Internet ou pedimos ajuda em boas agências de viagem. Diversas redes de hotéis estão listadas, a título de sugestão, na página 'Sites Uteis'. 

8. Quanto custa uma viagem para (...), incluindo visitas às cidades de (...) e permanência de (...) dias para (...) pessoas? Em quantas vezes pode ser feito o pagamento?

No Viagens & Imagens incluímos sugestões e dicas turísticas sobre locais onde já estivemos e que em nossa opinião, merecem ser visitados. Alguns hotéis onde já nos hospedamos e fomos bem atendidos são citados no Viagens & Imagens somente a título de informação complementar. Isto é tudo. Não fazemos cotações de preços, não vendemos, organizamos, agenciamos, intermediamos ou participamos do negócio turístico, direta ou indiretamente. Se você deseja informações sobre preços sugerimos que entre em contato com boas agências de turismo, ou então confira as informações disponibilizadas nos sites de companhias de transporte aéreo, marítimo ou terrestre, assim como nos hotéis ou centros de informações turísticas das localidades de destino.

9. Vocês vendem passagens aéreas? Fazem reservas em hotéis para outras pessoas?

Não. Veja a resposta acima.

10. Quanto custa uma diária de hotel em (...)? Quanto custa o aluguel de um carro em (...)? Qual o preço médio de uma refeição em (...)? Qual o melhor trajeto para ir de (...) até (...)? Qual o transporte mais barato, ônibus, trem, avião ou aluguel de carro?

Explicando novamente: Não somos agência de turismo, não fazemos cotação de preços, não agenciamos reservas em hotéis, aviões, carros de aluguel, motos, iates, jet ski, asa delta etc. Para dúvidas e informações sobre preços, transportes, hospedagens, veículos, alugueis etc sugerimos contatar uma boa agência de turismo.

11. Disponho de (...) dias para visitar a cidade de (...). Me indiquem os melhores locais para visitar e os roteiros que devo fazer.

Ao elaborar as páginas de cidades ou lugares diversos já indicamos no Viagens & Imagens os pontos que, em nossa opinião, merecem ser visitados. Eventualmente, podemos recomendar hotéis onde já ficamos e fomos bem atendidos, bem com fornecer informações complementares sobre locais específicos. Esperamos que com estas informações você mesmo possa montar seu roteiro, baseado naquilo que considera importante. O Viagens & Imagens não é uma agência de viagens, não temos qualquer espécie de lucro com estas informações e não montamos roteiros personalizados para terceiros. As informações do site estão disponíveis sem custo algum, mas esperamos que cada um decida o que fazer com elas e monte seu próprio roteiro. É justamente isto que permite o Viagens & Imagens continuar a existir como um site sem finalidades lucrativas e pretendemos continuar assim.

12. Quantos graus está fazendo em (...) durante o mês de (...)? Lá é muito frio? É muito quente? Chove muito? Neva?

Existem diversos sites onde este tipo de informação pode ser obtida com precisão, para praticamente qualquer local do mundo. Sugerimos preferencialmente consultar sites de jornais da sua cidade de destino, pois eles costumam trazer a previsão do tempo para os próximos dias, ou sites especialmente dedicados ao tempo, onde constam além das temperaturas médias mensais e anuais, previsão do tempo para os próximos dias, umidade e outras informações meteorológicas úteis para viajantes. É isto o que sempre fazemos antes de embarcar. Veja alguns desses sites na página Links.

13. Tenho (...) dias disponíveis para uma viagem à (...) Quais cidades devo visitar? Quantos dias devo ficar em cada local? O que vocês me sugerem?

Sugerimos que você se informe ao máximo sobre todas as atrações que existem na região que pretende visitar. Um roteiro excelente para uma pessoa pode ser sofrível para outra. Um lugar maravilhoso para um pode ser monótono para outro. Um hotel razoável para um pode ser terrível para outro. Uma visita imperdível para um pode ser dispensável para outro. O roteiro ideal está condicionado ao gosto individual de cada pessoa, bem como às suas preferências, interesses culturais, históricos, esportivos, sociais, estilo de vida, disposição física, acompanhantes, interesses particulares bem como sua disponibilidade financeira, disponibilidade de tempo, e diversos outros fatores pessoais. Pesquise em diversas fontes, compare, escolha de acordo com suas próprias preferências e monte você mesmo, ou com o auxílio de uma boa agência de turismo, um roteiro baseado naquilo que considera importante e atraente. Isto é o que lhe recomendamos.

14. É preciso visto para entrar em (...)?

A exigência de vistos geralmente varia em função da nacionalidade do viajante, permanência e tipo da atividade que vai desempenhar no destino. Procure sempre se informar nas representações diplomáticas dos países que pretende visitar. É isto o que fazemos antes de embarcar. Informe-se, também, sobre a exigência de vacinas obrigatórias e seguros de saúde. Consulte a página Links.

15 Gostaria de morar e/ou trabalhar e/ou estudar em (...), mas não tenho visto para entrar no país. Vocês podem me ajudar?

Não. O Viagens & Imagens é um site que tem por único objetivo fornecer informações com finalidades turísticas. Todo e qualquer assunto diferente disso, seja com vistas à imigração permanente, ou objetivando trabalhar e/ou estudar em outros países, incluindo documentação legal e obtenção de vistos para entrada, deve ser tratado nos locais apropriados a estas finalidades. Passaportes devem ser providenciados na Polícia Federal. Vistos, se necessários para seu país de destino, devem ser solicitados nas embaixadas, consulados ou representações diplomáticas dos respectivos países. Estas representações diplomáticas são os locais mais indicados para obter todas informações necessárias por quem deseja morar, trabalhar ou estudar no exterior.

16. Como devo fazer para ouvir as músicas de fundo das páginas?

Procuramos fazer páginas compatíveis com os principais navegadores do mercado, mesmo assim, algumas funções podem, eventualmente, não ser executadas em alguns deles. No caso das músicas, se você usa navegador IE não precisa fazer nada, pois ao terminar de baixar todos os arquivos de cada página, o som dos arquivos sonoros deverá ser reproduzido automaticamente. Observe que os arquivos de música do Viagens & Imagens são todos do tipo "mid", os mais apropriados para fundo de páginas da Internet, portanto seu computador deverá estar configurado para também reproduzir arquivos com esta extensão. Se você não ouve as músicas confira os ajustes de seu computador. Abra a pasta "Configurações", "Painel de Controle" "Configurações de Audio" e certifique-se que as configurações de reprodução de arquivos tipo "mid" estão corretas. Certifique-se que os cabos estão corretamente conectados às caixas de som. Se você possui um computador com som on board, é necessário que este dispositivo esteja habilitado no ajuste de Setup. Se você possui placa de som veja se ela está corretamente instalada e com os drivers mais recentes instalados. Por outro lado, se você usa algum outro navegador, como Firefox, Safari, Chrome ou Opera poderá ser necessário instalar algum plugin para ouvir a música de fundo das páginas, e alguns navegadores não reproduzem de forma alguma este tipo de arquivo.

17. Como devo fazer para não ouvir as músicas de fundo das páginas?

Aguarde a página carregar completamente (textos e fotos). Depois basta clicar em X (parar), ou então pressionar a tecla ESC.

18. Posso reproduzir as fotos de vocês em meu site pessoal?

Se você organiza um site com finalidades não lucrativas, as fotos podem ser utilizadas, desde que seja feita referência à fonte. Se você é responsável por um site comercial e gostaria de usar as fotos, ou então se pretende utilizá-las em publicidade, imprensa, comércio, ou qualquer tipo de atividade com finalidades lucrativas, então será necessário que você primeiramente entre em contato com o Viagens & Imagens para saber se a imagem que lhe interessa é de uso livre, ou tem direitos autorais, e caso necessário, obter permissão para sua utilização, conforme as leis em vigor. Informe-se clicando em "Fale com a Gente", na página inicial.

19. Posso reproduzir as fotos de vocês em meu blog?

A resposta é a mesma da pergunta anterior. Mas por favor, não utlize Hotlinks! Alguns internautas usam este recurso em seus blogs, mas isto não é uma boa idéia. Hotlink é o que acontece quando um blogueiro, ao invés de utilizar uma imagem previamente salva em seu computador, utiliza um link para uma imagem hospedada em outro site. Isto causa problemas para os dois lados. O site responsável pela imagem sofrerá com aumento da banda utilizada, e o dono do blog poderá perder esta imagem, caso a mesma seja modificada no site onde ela está hospedada. O procedimento correto é salvar a imagem desejada para somente então utilizá-la no blog. Hotlinks podem ser rastreados e bloqueados, portanto evite que em seu blog apareça somente aquele X vermelho, indicando que a imagem foi removida.

20. Estou organizando um trabalho / livro / publicação / apresentação e gostaria de utilizar o texto de vocês. É possível?

Se trata-se de um trabalho com finalidades não comerciais o material é livre para uso público, desde que seja feita referência à fonte. Caso contrário, ou seja, se o trabalho visa lucros comerciais, será necessário que você entre em contato com o Viagens & Imagens para obter maiores informações e a necessária autorização. Reproduções dos textos do Viagens & Imagens, total ou parcialmente, seguem as leis vigentes de Direitos Autorais. Informe-se clicando em "Fale com a Gente", na página inicial.

21. Tenho algumas fotos de (nome do lugar) que poderia enviar. Vocês estariam interessados?

Cerca de 90% das imagens do Viagens & Imagens são fotografias feitas por nós mesmos, durante viagens. Os 10% restantes são compostos por fotografias doadas ou cedidas por colaboradores, bem como fotos de divulgação turística, desenhos, fotos aéreas, de satélite, mapas e ilustrações, incluídas para complementar as informações de cada página, quando necessário. Portanto, se sua foto estiver relacionada ao contexto de uma determinada página, e havendo necessidade, a resposta é sim. Lembramos, no entanto, que sendo o Viagens & Imagens um site com finalidades não lucrativas, somente material isento de custos será aceito.

22. Vocês estão enganados em um ponto. Na página (nome da página) onde consta (hotel, museu, navio, castelo, caverna, rua... etc) na verdade é um (hotel, museu, navio, castelo, caverna, rua... etc). 

Obrigado pela ajuda! Na verdade o mais provável é que haja não apenas um, mas diversos enganos, desde escorregões de conteúdo, até falhas de digitação. Por mais que a gente se esforce em manter todas informações corretas, sempre ficam algumas coisas despercebidas para trás. E se você perceber algum desses enganos por favor nos escreva. Temos o maior prazer em receber contribuições e correções de internautas de qualquer lugar do mundo. Avise onde pisamos na bola que a gente conserta na hora, ok?

23. Vocês passam a vida viajando?

Não. Nosso trabalho do dia a dia não tem nada a ver com nossas viagens. Viajamos uma ou no máximo duas vezes por ano, quando tiramos férias, ou em algum evento especial. 

24. Como fazer uma viagem como as de vocês sem gastar muito?

Faça como a gente e lembre que a melhor forma está em suas próprias mãos, é a Internet. Quem tem uma boa conexão, de preferência banda larga, tem bons conhecimentos de inglês (a maioria das informações na Internet está em inglês), e conhece técnicas apropriadas de pesquisa, pode obter informações sobre praticamente tudo que quiser pela Internet. Nossas viagens começam sempre com muita pesquisa, sobre preços de transportes, hospedagem e tudo mais relacionado aos lugares que pretendemos visitar. Planejamento detalhado e não deixar as coisas para a última hora formam o ponto de partida para uma viagem agradável e econômica.

Passagens Aéreas:

Evite altas temporadas, quando tudo fica mais caro. Passagens aéreas com desconto tem quantidades limitadas em cada vôo. Quanto antes você começar a pesquisar, maiores serão suas chances de conseguir passagens baratas. Evite períodos onde acontecem eventos no local de destino, pois muita gente quer ir para lá nestas datas e isto sempre traz aumento de preços. Se quer mesmo ir nestas datas especiais compre bilhetes com antecedência.

Em viagens domésticas é recomendar comprar passagens com 30 a 40 dias de antecedência. Se pretende viajar durante feriadões, como Carnaval e Ano Novo compre com 60 dias de antecedência. Para vôos internacionais o ideal é comprar passagens com três a quatro meses de antecedência. Dias da semana e horários de embarque também influenciam os preços. Frequentemente vôos no meio da semana são mais baratos que aqueles partindo 6a feiras ou sábados à noite. Vôos 2as feiras de manhã também costumam ser mais caros. Acesse o site das companhias aéreas e veja os preços para diferentes datas e horários de embarque. Se decidir comprar através de uma companhia de turismo exija um preço menor do que pagaria se comprasse por conta própria pelo site da empresa aérea.

Informe-se na sua companhia aérea sobre limites de volumes e peso de bagagem ao viajar para o exterior. Excesso de peso é cobrado muito caro. Use malas leves, pouco volumosas, que possam ir vazias, no fundo de outra mala, por exemplo, e voltar cheias.

Informe-se sobre o horário de sua chegada ao seu destino. Se chegar muito tarde, ou muito cedo talvez não encontre ônibus ou metrô funcionando, e seja obrigado a usar transportes mais caros para ir para um hotel. Escolha vôos com bons horários de chegada. Confira o bilhete aéreo (ou e-ticket) cuidadosamente, logo que receber. Veja se os assentos já estão marcados. Chegue bem cedo no aeroporto, para evitar o sempre desagradável overbooking.

Procure voar sempre pela mesma companhia aérea, ou então uma que faça parte do mesmo sistema de transportadoras (Star Alliance Oneworld, etc), pois isto lhe permitirá acumular milhas para futuramente voar de graça. Se ainda não tem providencie um cartão de crédito que lhe permita transformar as despesas do dia a dia em milhas aéreas. Use sempre este cartão, para tudo. Mas nunca deixe o saldo acumular. Parcelar é bom negócio, desde que você não pague juros por este parcelamento.

Hotéis:

Procure hotéis compatíveis com o que pode ou deseja gastar. Acesse o Google e digite "Hoteis em ***( nome da cidade)" e verá uma grande lista à sua frente. Acesse os sites de cada hotel, faça uma simulação de reserva, com a data que pretende chegar e período em que pretende ficar lá. Veja quanto iria custar. Acesse o site TripAdvisor e veja relatos de outros hóspedes sobre este hotel. Procure fotos deste hotel no Google Imagens e toda informação sobre ele que puder encontrar antes de decidir.

As vezes o mesmo hotel oferece acomodações a preços diferentes, conforme o site. Confira ofertas para fins de semana, período mínimo de hospedagem, ofertas casadas, e compare todas opções. Não pague pelo que não vai utilizar. Para que fazer reservas em hotéis de luxo se você não precisa ou não quer luxos? Hotéis com spas, saunas, academias de ginástica podem cobrar mais caro, mas você precisa mesmo disso?

Redes de hotéis conhecidas (Ibis, Novotel, Formule 1, Travelodge, Travelodge UK, Days Inn, Holiday Inn, Comfort Inn, La Quinta Inn, Motel 6, Howard Johnson) tem a vantagem de oferecer serviço padronizado, ou seja a gente já sabe o que vai encontrar pelo preço ofertado. Mas estes hotéis não estão em todo lugar e as vezes pode ser mais vantajoso tentar a hospedagem num hotel ou motel independente. Pesquisando na Internet já descobrimos em diversas ocasiões hotéis pequenos e bons, quase desconhecidos, mas com preços excelentes e ótimas acomodações.

Cheque preços por conta própria mas também veja os pacotes em agências de turismo. Compare vantagens e desvantagens de cada uma. Existe todo tipo de agência de turismo. As profissionais e dignas de toda confiança bem como amadoras que com certeza vão trazer dor de cabeça. Desconfie de agências de turismo que ninguém conhece e que oferecem preços estranhamente baixos. Ao mesmo tempo não aceite preços extorsivos somente porque se trata de uma agência conceituada.

Informe-se antes de chegar sobre a localização de seu hotel e se ele tem transporte fácil para os lugares que pretende visitar (use o Google Maps e Google Earth). Evite hotéis muito afastados, porque podem significar transporte mais difícil e caro. Mas se o valor da diária é bom, pode até valer a pena ficar um pouco mais afastado do centro ou das atrações principais.

Ao chegar informe-se no próprio aeroporto quanto custa o transporte até seu hotel. Alguns motoristas de táxi, em qualquer lugar do mundo, adoram turistas cansados da viagem, sem noção de preços do destino e cobram muito mais do que deviam. Informe-se sobre transportes alternativos até seu destino, se existe metrô ou trens entre o aeroporto e seu hotel. Se conseguir estas informações antes da viagem, melhor ainda.

Antes de viajar confirme custos de transfer (transporte entre aeroporto e hotel, na saída e na chegada) em agências de viagens. É vantajoso comprar com antecedência este serviço? Ou é preferível usar um transporte local ao chegar?

Aluguel de Carros:

Ao alugar carros veja o preço em diversas locadoras. Locadoras gostam de empurrar para clientes modelos mais caros e maiores. Acesse os sites das locadores e veja online quanto ficaria o aluguel. Pequenas locadoras tem surgido no Brasil, com preços bem mais atraentes que as já consagradas. Veja também os preços dos serviços adicionais, como seguros, proteções, equipamento GPS etc. Quem tem condições de pagar a vista geralmente consegue bons descontos. Não tenha vergonha de regatear e pedir descontos.

Nos Estados Unidos e Europa pode-se fazer todo o processo de reserva através da internet. Faça a simulação em várias agencias (veja a página Links) e escolha a que lhe oferecer melhores condições . Não esqueça de levar sua carteira de habilitação e/ou a carteira de habilitação internacional. As vezes hotéis tem descontos de locação para clientes, confira se este é seu caso.

Viajando de Trens:

Viagens de trens pela Europa costumam ser opções baratas e agradáveis. Quase sempre são mais baratas que aviões e sempre mais confortáveis, além de não ter problemas de excesso de bagagens nem submeter os passageiros à exigência de chegar horas antes nos aeroportos e precisar passar por cansativos processos de segurança. Acesse os sites da companhias de trens européias (veja a página Links), entre com a data de sua viagem e confira os preços. Prefira assentos de segunda classe, mais baratos.

Se não conseguir comprar passagens de trem pela internet poderá comprá-las na estação de embarque, de preferência com alguma antecedência. Cartões de crédito são aceitos quase sempre. Cidades grandes na Europa tem mais de uma estação de trens. Informe-se sobre qual será sua estação de partida e como chegar até lá. Quase todas são conectadas às linhas de metrô.

Para viajar entre Reino Unido, França e Bélgica o Eurostar é sempre uma boa opção. Atenção com a categoria de bilhete que pretende comprar, pois os preços variam muito.

Dicas Diversas:

Antes de viajar para o exterior conheça o lugar virtualmente. Procure toda informação possível sobre seu destino, e naturalmente informações surgirão à sua frente. Acesse a internet e se cadastre (é grátis) em sites de hotéis, companhias de transportes, aluguel de carros etc. Peça para ser avisado sobre ofertas promocionais. A vantagem de ser cadastrado é que freqüentemente esse cliente tem acesso à ofertas e preços promocionais não disponíveis para clientes não cadastrados.

Faça sempre reservas com antecedência, tanto para passagens, quartos de hotéis ou passeios, seja através de agencias de viagens, ou pela Internet. Isto ajuda a garantir que os preços inicialmente acertados serão mantidos. A maior parte das reservas não exige pagamento adiantado, além do que uma reserva lhe dá a vantagem de ter um determinado período para confirmar ou então desistir de sua intenção. Mesmo depois de fazer uma reserva, continue acompanhando a evolução dos preços. Se surgir uma promoção mais em conta vale a pena cancelar a reserva original e fazer outra por um preço melhor.

Antes de embarcar para o exterior faça um seguro de saúde internacional. 

Informe-se se é exigido certificado de vacinação (geralmente febre amarela) no seu país de destino. Se for exigido, vacine-se antes de partir, com no mínimo 10 dias de antecedência de sua viagem. E leve o certificado de vacinação internacional com você.  

Leve à mão os endereços dos hotéis onde pretende ficar e seus telefones. Mesmo que tenha alguem lhe esperando em seu destino.

Se toma medicamentos, não esqueça de levar os que precisa, com folga para mais alguns dias. E leve sua receita médica, atestando que precisa daqueles determinados medicamentos. 

Leve cópias de seus documentos importantes (passaporte, passagens de avião, trens, reservas de hotéis, reservas de carro etc) em local seguro o tempo inteiro junto de você. 

Se seu hotel tem cofre no quarto, use-o para guardar documentos importantes e objetos de valor.

Não aceite encomendas de estranhos.

Nunca tire os olhos de suas bagagens, principalmente em lugares muito movimentados.

Aprenda inglês. A vida de um turista é muito mais fácil para quem sabe se defender em inglês. Gestos, sorrisos e mímica são divertidos, mas nem sempre funcionam em todas situações.

Considere um planejamento de viagem como um batalha, onde você está lutando ao mesmo tempo pela economia e pelo prazer, e considere que para ganhar esta guerra é essencial atacar de todas as formas possíveis, ao mesmo tempo.

Como você vê, opções é que não faltam. Não é necessário ser rico ou ganhar na loto para viajar. Mas é preciso sim, estar antenado, ser ágil, pesquisar muito e saber identificar e aproveitar os melhores preços e ofertas, quando eles aparecem. Boa sorte, boa pesquisa e boa viagem.