Doune não é um castelo bonito, mas em compensação tinha posição estratégica. Por estar situado às margens dos rios Teith e Ardoch tinha condições de controlar todo o comércio fluvial da região. Sua construção ocorreu por determinação de Robert, o Duque de Albany, em fins do século XIV. Ele foi morto em combate antes da conclusão do castelo, por isto seu filho Murdoch assumiu a continuidade dos trabalhos. O castelo de Doune consistia basicamente numa grossa e alta muralha, fazendo um quadrilátero, sendo que em um dos cantos foi posicionada a torre principal, de formato quadrado e que servia também como controle de acesso ao interior do castelo.
Embora do ponto de vista militar fosse uma construção bastante eficaz e atendesse seus objetivos estratégicos com perfeição, se comparado com outras edificações da época, Doune não podia ser considerado como uma maravilha arquitetônica. Seu formato era simples, lembrando um caixote. Ele nunca chegou a ser residência real, portanto não sofreu embelezamentos que lhe permitisse atingir o status de palácio real.
A foto ao lado foi feita em seu pátio interno, e a escadaria que pode ser vista logo atrás de Regina conduz à única torre do castelo, construída no vértice de duas fachadas. |