Foi o rei Alexander I quem mais se identificou com o castelo de Stirling e deu ordem ara iniciar a construção de uma capela em suas dependências. Foi neste mesmo local que o rei faleceu, em 1124.
Em 1174 o castelo foi cedido à Inglaterra, como parte de um acordo para permitir a libertação do rei Escocês William, aprisionado pelos ingleses na batalha de Alnwick. Em 1189, no entanto, os escoceses conseguiram conquistar o castelo de volta, mas isto não trouxe paz ao local, muito pelo contrário, pois este o ponto inicial de uma longa séria de batalhas sangrentas entre escoceses e ingleses, pelo domínio da região.
Durante séculos Stirling Castle foi um ponto marcante na luta dos Escoceses por sua independência, liderados em grande parte por William Wallace (o Braveheart do filme estrelado por Mel Gibson). Em 1540, James I ordenou a construção de um palácio na ala sul do castelo, fazendo com que ele deixasse de ser exclusivamente uma fortificação militar. Foi na capela deste palácio onde Mary, Queen of Scotts, a mais famosa rainha escocesa foi coroada, em 1543.
Site oficial: Stirling Castle |