Mas o fato é que Leeds é real, e muito. Na verdade ele é um dos castelos mais antigos do Reino Unido, e sua origem data do ano 857, quando os saxões, os primeiros habitantes da região, construíram no local um casarão. Para os Normandos, que vieram depois, o castelo foi adaptado para desempenhar o papel de fortaleza, e mais tarde, já na idade média, o rei Eduardo I se apossou do local, fazendo com que o castelo fosse enriquecido, aumentado, e fortificado ainda mais.
Leeds foi a residência real de seis rainhas, o que fez com que ele se tornasse conhecido como o Castelo das Damas. Aí moraram Eleanor e Margaret, mulheres de Eduardo I, Philippa de Hainhault, mulher de Eduardo III, Catherine de Valois, mulher de Henrique V, Catarina de Aragão, primeira mulher de Henrique VIII, e a rainha Elizabeth I, antes de ser coroada.
Um dos segredos da saúde financeira do castelo de Leeds é a intensa gama de atividades turísticas desenvolvidas por sua administração. Aqui eles organizam desde festas particulares até casamentos, eventos sociais e vôos panorâmicos de balões sobre o castelo. |