Inicio
Akershus
Amboise
Angers
Arundel
Audley End
Azay le Rideau
Bamburgh
Beaumaris
Blackness
Blenheim
Blois
Bodiam
Budavari
Caernarfon
Caerphilly
Cardiff
Carlisle
Chambord
Charlottenburg
Chantilly
Chenonceau
Chepstow
Cliffords
Conciergerie
Conwy
Criccieth
Doune
Dover
Edinburgh
Ewloe
Fontainebleau
Frederiksborg
Glamis
Hampt Court
Harlech
Hatfield
Heidelberg
Hever
Hohenschwagau
Langeais
Leeds
Linlithgow
London Tower
Neuschwanstein
Newcastle
Norwich
Nottingham
Nymphenburg
Pena
Penshurst
Pierrefonds
Prazsky
São Jorge
Schonbrunn
Scone
Southsea
Stirling
Tonbridge
Urquhart
Versalhes
Villandry
Vincennes
Warwick
Wilanow
Windsor

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Visitamos Hever durante um dia que tiramos para percorrer as redondezas de Londres. Neste dia estávamos de carro, e aproveitamos para conhecer três castelos situados a aproximadamente pouca distância um do outro e dentre todos, o castelo de Hever foi o que mais impressionou, não somente devido ao seu excelente estado de conservação, mas também por sua história.

Hever Castle teve sua construção iniciada em 1270, e hoje em dia é especialmente famoso por ter sido o local onde nasceu e viveu sua infância Ana Bolena, que chegaria ao trono da Inglaterra ao tornar-se a segunda das seis esposas do rei Henrique VIII. Este monarca, desejava mais do que tudo um filho, mas Ana Bolena, para sua infelicidade, teve uma filha, e suas tentativas seguintes também não foram melhor sucedidas.

   

Decidido a livrar-se de Ana para tentar outro casamento, o próprio rei mandou prendê-la, forjando acusações de traição ao país e adultério. Ana foi julgada e decapitada em duas semanas, entrando para a história como Ana dos 1000 dias, em referência ao período em que foi rainha. Por uma ironia do destino, justamente a filha de Ana Bolena indesejada por Henrique VIII, iria futuramente sucedê-lo no trono, tornando-se a prestigiada rainha Elizabeth I.

À parte o lado trágico da história, o castelo vale uma visita principalmente por sua beleza. Totalmente recuperado, interna e externamente, é possível percorrer cada aposento, e conhecer móveis, utensílios e peças antigas muito interessantes, inclusive visitar o museu de cera, onde reencontramos muitas personagens ligadas ao seu passado.

 

Muito atraente também é a simpática vila em típico estilo Tudor, construída atrás do castelo por um de seus proprietário, e que na verdade é um anexo composto por cem quartos, discretamente interligados ao castelo por um corredor. Os trinta acres de jardins e recantos que rodeiam Hever tem fama internacional, e um passeio por estas alamedas é um programa super agradável. E se quiser se divertir um pouco, não deixe de testar seu sentido de orientação no Maze - o labirinto em cercas vivas, ao lado do castelo (foto acima). Parece fácil visto de cima, mas experimente chegar ao meio e depois sair e verá que pode ser um pouco complicado (e muito divertido).

A foto ao lado mostra a fachada principal do castelo, coberta de heras, e um trecho da ponte levadiça. O palácio e seus jardins tem um intensa programação cultural, e costuma fechar para o turismo somente durante os meses de inverno.

Nos meses da alta temporada, justas medievais costumam ser organizados em seus jardins, onde cavaleiros vestidos com armaduras de aço participam de torneiros, revivendo as famosas disputas daquela época.

Site: Hever Castle

Hever Castle está situado a menos de uma hora de Londres, de carro. Saindo do centro, vá rumo sul até chegar à auto-estrada M25, que circunda Londres e aparece em todos os mapas. Depois siga pela M25 até a saída número 6, pegando então a estrada A22 novamente rumo sul, na direção do município de Edenbrige. Para quem não estiver de carro, também não é difícil chegar até lá, bastando pegar um trem em Londres em direção à Edenbrige, e ao chegar à estação, pegar um taxi até o castelo.