Mary, sua irmã mais velha, que mantinha um reinado de terror no país, e por isso havia ganho o apelido de Bloody Mary, mantinha Elizabeth encarcerada, receosa que ela pudesse vir a reclamar seus direitos sobre o trono. Assim, nada poderia parecer mais improvável que aquela frágil criatura de 25 anos subir ao trono.
Foi por esta razão que, quando os mensageiros lhe trouxeram a notícia da morte de sua irmã Mary, e lhe informaram que agora Elizabeth era a nova rainha da Inglaterra, isto lhe pareceu como algo que só poderia acontecer graças à vontade de Deus, uma resposta a todas injustiças que ela havia sofrido, a própria manifestação da vontade divina. Por isso, ao receber a notícia, ela suspirou fundo e disse: "É a vontade de Deus, e isto nos parece maravilhoso".
O palácio ficou conhecido como a residência da rainha Elizabeth quando criança. Ele foi mais tarde aumentado, com a construção de duas alas unidas por um bloco central, dando ao conjunto a forma da letra E, o que pode ser visto de sua fachada sul, a entrada original. Hatfield foi uma das primeiras construções na Inglaterra feitas totalmente com tijolos, e guarda tesouros e valiosas peças relacionadas à história inglesa e à vida de Elizabeth, conhecida como A Rainha Virgem. |